Seguidores

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Resumão da aula 06: Coesão Referencial


Vimos que um texto coeso é aquele cujas partes estão explicitamente conectadas. Perceba a diferença entre os exemplos (1) e (2):

(1) Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. escova, crem dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha.

(2) Primeiro, calçou os chinelos; em seguida, dirigiu-se ao vaso. Ao terminar, deu descarga. Foi até a pia, lavou o rosto e escovou os dentes. Além disso, fez a barba e tomou banho.

A Coesão Referencial é um tipo de coesão no qual uma palavra ou expressão remete para outro elemento do texto, mencionado anteriormente ou posteriormente.

-Anáfora: retoma-se um elemento mencionado anteriormente.

O [João] disse que dormiu bem, mas ele parece cansado. ('Ele' retoma o termo João)

-Catáfora: refere-se a um elemento mencionado posteriormente.

Tudo o que eu quero é isto: [tomar um banho e dormir]. ('Isto' se refere a tomar um banho e dormir)

Para que você não troque as bolas, lembre-se:

[A]náfora - começa com a mesma letra que [A]ntes

[C]átafora - pela ordem alfabética, tem-se C - D de [D]epois

Resumão da aula 05: O Texto Argumentativo (III) - Métodos de Raciocínio

Na terceira aula sobre o texto argumentativo, vimos três Métodos de Raciocínio: (1) a Dedução (método dedutivo); (2) a Indução (método indutivo); e (3) a Dialética (método dialético).

1. Dedução

- Do geral para o particular

Toda eliminação intencional de uma forma de vida é um assassinato (INFORMAÇÃO GERAL). No aborto provocado, elimina-se deliberadamente uma forma de vida (INFORMAÇÃO ESPECíFICA). Logo, o aborto é uma forma de assassinato. Isso é motivo suficiente para não legalizá-lo (CONCLUSÃO ESPECÍFICA).

2. Indução

- Do particular para o geral

No Brasil, realiza-se mais de 1 milhão de abortos clandestinos por ano (INFORMAÇÃO ESPECÍFICA). Na Colômbia, são cerca de 300 mil (INFORMAÇÃO ESPECÍFICA). Esses números provam que as leis antiaborto são nocivas, já que colocam as gestantes em situação de risco (CONCLUSÃO GERAL).

3. Dialética

- Tese + antítese = síntese (conciliação de contrários)

Por ser uma forma de assassinato, o aborto é uma prática abominável (TESE). No entanto, há situações em que ele permite preservar a vida da gestante (ANTÍTESE). Conclui-se, assim, que o aborto deve ser permitido, mas apenas nos casos em que há rsco de vida para a mulher (SÍNTESE).