Na primeira aula sobre o texto argumentativo, aprendemos a identificar os elementos básicos - TESE e ARGUMENTO - bem como um elemento adicional - a CONTRATESE. Na segunda aula, vimos algumas estratégias argumentativas. Veja:
(i) "A pena de morte é abominável e, em pleno século 21, já deveria ter sido varrida do planeta (TESE). De antropólogos a economistas, muitos estudiosos já afirmaram que ela não ajuda a reduzir a criminalidade (ARGUMENTO)."
(ii) "A pena de morte é abominável e, em pleno século 21, já deveria ter sido varrida do planeta (TESE). O caso do Canadá, que reduziu sua criminalidade depois que a pena capital foi abolida, deixa claro que se trata de um instrumento inútil (ARGUMENTO)."
Como podemos observar, em ambos os textos, a TESE é exatamente a mesma. No entanto, foram utilizadas duas estratégias argumentativas diferentes para a fundamentação da TESE:
1. ARGUMENTO DE AUTORIDADE
Em (i), ao mencionar a constatação de estudiosos/especialistas, o autor está conferindo credibilidade ao seu argumento.
2. EXEMPLIFICAÇÃO
Em (ii), ao mencionar o caso do Canadá, o autor está fundamentando a sua tese pela exemplificação de um fato.
3. CONTRA-ARGUMENTAÇÃO
Em (iii), o autor refuta um argumento contrário:
(iii) "Muita gente acha que palmadas e beliscões são úteis na educação das crianças (CONTRATESE), mas a verdade é que a violência apenas gera filhos agressivos e traumatizados (CONTRA-ARGUMENTO)."
4. CONCESSÃO
Em (iv), o autor parece concordar com as ideias do opositor, mas as combate em seguida:
(iv) "Embora o aborto seja uma forma de assassinato, legalizá-los ainda é melhor do que submeter as mães a clínicas clandestinas (ARGUMENTO)."
5. REDUÇÃO AO ABSURDO
Em (v), o autor chega a propor, ironicamente, situações absurdas:
(v) "Se bater nas crianças as torna adultos melhores (CONTRATESE), proponho que todos comecemos a espancar e a torturar nossos filhos diariamente (REDUÇÃO AO ABSURDO)."
6. NEGAÇÃO
Em (vi), o autor diz que não vai fazer o que, na verdade, está fazendo:
(vi) "Hoje não falarei contra o aborto (NEGAÇÃO). Em vez disso, falarei a favor da vida - que deve ser preservada sempre, inclusive quando se trata de um embrião ou feto."
NÃO DEIXE DE CONFERIR AS QUESTÕES COMENTADAS!
*Os exemplos e algumas definições foram disponibilizados pelo professor Diogo Pinheiro, coordenador da disciplina de Língua Portuguesa do PVS/CEDERJ.