Seguidores

quinta-feira, 29 de março de 2012

Resumão da aula 03: O Texto Argumentativo

Na aula 03, sobre o Texto Argumentativo, começamos com uma breve revisão acerca de sua FINALIDADE, palavrinha-chave para a identificação de um tipo textual (cf. resumão da aula 02). Já havíamos aprendido que a finalidade de um texto dissertativo argumentativo é basicamente defender um ponto de vista. Seguimos a aula falando dos dois elementos básicos do texto dissertativo argumentativo: a TESE e o ARGUMENTO. Lembrando que a tese é o ponto de vista a ser defendido, e o argumento, a fundamentação/justificativa da tese. Veja se você entendeu!

 
Exemplo

(1) Se o governo autorizar as alterações propostas para o Código Florestal ampliará o desflorestamento e estará assinando a sua própria sentença letal (TESE), já que não haverá aumento de produção (ARGUMENTO 1), os empréstimos rurais não serão pagos (ARGUMENTO 2), não haverá água para a agricultura (ARGUMENTO 3),o clima será afetado (ARGUMENTO 4),o equilíbrio hídrico será prejudicado (ARGUMENTO 5) e o aquecimento global será maior (ARGUMENTO 6), comprometendo os esforços que buscam reverter a acelerada degradação ambiental (ARGUMENTO 7). (Sobre a rformulação do Código Florestal, em http://comentarios.folha.com.br/)


Além da tese e do argumento, é possível encontrar em um texto dissertativo argumentativo outro elemento: a CONTRATESE. Bem, não seria difícil entender o que é a contratese, né?! Pois então...A contratese é qualquer ponto de vista contrário ao da tese. Confira!

Exemplo

(2) Muitos acreditam que as Olimpíadas de 2016 serão benéficas para o Rio de Janeiro (CONTRATESE). Mas isso é uma ilusão: elas serão desastrosas para a cidade (TESE). Afinal, o governo irá gastar rios de dinheiro (ARGUMENTO 1) e, para piorar, o evento não trará melhorias efetivas para a vida do carioca (ARGUMENTO 2).

ATENÇÃO!

Como foi falado em aula, a teoria do texto argumentativo é muito cobrada nas questões da UERJ. Portanto, seguiremos com esse assunto nas próximas duas aulas. Não deixe de conferir as questões comentadas, que já estão postadas no blog!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.